domingo, 16 de novembro de 2014

Nietzsche

                                            

Nome: Friedrich Wilhem Nietzsche 
Nascimento: Rochen (Alemanha), 15 de outubro de 1844.
Morte: Weimar (Alemanha), 25 de Agosto de 1900
Característica: Filósofo, crítico cultural, poeta e compositor alemão do século XIX




Vida e Obra 




  • Nasceu no seio de uma família protestante, o pai e os avôs eram pastores, ele cresceu praticamente direcionado para a mesma vocação. Entre as crianças, seu apelido era 'o pequeno pastor', pois era um aluno exemplar e obediente. Perdeu o pai logo cedo e foi criado pela mãe, duas tias e a avó.
  • Com os colegas ele fundou uma sociedade artística literária, graças à qual esboçou seus primeiros poemas e produziu suas primeiras melodias. 
  • A filosofia (que englobavam não só as historias das formas que povoam a literatura, mas também a pesquisa sobre o mecanismo pré-estabelecidos que reagem a sociedade e os conhecimentos sobre a mentalidade vigente) distanciou-o da crença em Deus e de qualquer inclinação para as pesquisas teológicas.



  • Seus pensamentos era contra o cristianismo e a politica.
  • Os estudos filosóficos passaram a atrai-lo depois de se tornar leitor de Schopenhauer (o mundo como a vontade e representação, 1820).
  • Em 1870, Nietzsche tem a oportunidade de testemunhas durante seu trabalho como enfermeiro voluntario na Guerra Franco-Prussiana, o impacto da dor e da violência sem limites provocada por esse confronto bélico. Esta experiencia também servirá de matéria-prima para sua criação intelectual. 
  • Durante toda vida tentou explicar o insucesso de sua literatura, chegando à conclusão de que nascera póstumo, para os leitores porvir.
  • O sucesso veio quando um professor divulgou a sua obra ' Assim Falou Zaratrusta".

  • Nove anos depois, ele passa por outro período traumático, desta vez com sua saúde física, pois problemas em sua voz o obrigam a se distanciar do magistério.
  •  O filosofo passa a escrever incessantemente, lançando Assim Falou Zaratustra, em temporada passada na cidade de Nice. Esta fase tem fim com um novo problema de saúde, desta vez mental, não se sabe se provocada por uma sífilis ou por um tumor cerebral, Nietzche tem um surto de loucura, a partir de 1889, que o acompanha até sua morte.


  • Os escritores deste filosofo, ao longo desta perturbação, revelam uma identidade fragmentada, que ora assume características de mítico Dionísio, ora encarna identidade Jesus, antes de se refugiar completamente em silencio, quando então morre na cidade de Weimar, em 25 de agosto de 1900.
  • Nietzsche também nutriu sua própria concepção niilista, para ele este movimento tinha implicações vastas e penetrantes que remonta a séculos passados, embora aspire transformar o futuro.
  •   Seu núcleo ideológico central esta focado, na morte da divindade crista e nos resultados desta extinção. Deus deve ser compreendido não apenas como a imagem de jesus mas como os valores morais as ideias, as regras, preceitos que dão sustentação a esta esfera situada além da matéria.
         Na visão de Nietzsche sobre o Homem: 


Momento de reflexão:



Fonte: As autoras.



5 comentários:

  1. Ótimo... suas colocações e estrutura do material...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Ótima contribuição!
    Adorei...

    Beijos, Vanessa Medeiros

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto,mas a história de vida dele é muito triste!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Só para esclarecer o ultimo comentário foi feito por, Soleni de Mello

    ResponderExcluir